terça-feira, 19 de outubro de 2010

                                                    
Contra boatos e factoides: DILMA no 2º turno !


A mais recente invenção da direita é tentar, neste 2º turno das eleições presidenciais, fincar a sua cunha eleitoreira e divisionista, por meio de boatos, na polêmica em torno do aborto, buscando transformar e resumir a complexa problemática nacional de um país ascendente, multiétnico, multicultural e multirreligioso como o Brasil numa pretensa questão religiosa. No fundo, é a mesma e inconfundível direita retrógrada que foi contra a criação da Petrobrás e a favor do golpe militar de 1964.

Passam-se os anos e mudam os nomes dos líderes da direita, mas não os métodos e as causas que ela defende, sempre marcadas pelo pensar pequeno dos interesses subalternos, imediatos e, sobretudo, antinacionais; continua sendo a mesma, também, a “mão peluda da direita mais conservadora, expondo suas garras, suas unhas sujas”, que o grande compositor Hermínio Bello de Carvalho, parceiro do inesquecível Cartola, viu na penúltima capa da revista Veja. Detalhe: Hermínio votou em Marina Silva no primeiro turno, mas não precisou esperar decisão desta candidata nem do PV para anunciar o seu voto em Dilma Roussef no segundo.

Mas, se a questão é mesmo o aborto, Dilma já deixou bastante claro, nos seus últimos pronunciamentos, que é contra e não vai alterar a legislação vigente a respeito. A direita vai ter que criar, às pressas, outra mentira em sua central de boatos, para desviar as atenções do projeto da Dilma: a continuidade de um governo que conseguiu conciliar crescimento da economia e desenvolvimento social com o controle da inflação, reduzindo a pobreza em mais de 40% e promovendo a ascensão de mais de 30 milhões de brasileiros à classe média, além de criar 14 universidades federais, interiorizando o ensino superior no país, e mais de 200 escolas técnicas. É por isto – e por muito mais, que nem caberia relatar aqui – que, segundo todas as pesquisas, inclusive do Ibope e da Datafolha, o governo Lula é considerado ótimo ou bom por 80% do povo, a esmagadora maioria da nação.

Portanto, que o eleitorado não se deixe confundir e enganar por boatos ou factoides, e vote na continuidade de um governo que já deu certo. COM LULA, A ESPERANÇA VENCEU O MEDO; COM DILMA, A VERDADE, MAIS UMA VEZ, VENCERÁ A MENTIRA.

DILMA no 2º turno !

Arthur Poerner
Escritor e jornalista

25 comentários:

Cassia Olival disse...

19 de outubro de 2010 20:15

Olá Poerner,

repassei para amigos e para as redes. Obrigada pelo texto!

Bjs!

Pina disse...

20 de outubro de 2010 13:17

Oi, Poerner, obrigado. Vou dar ampla e irrestrita divulgação pela minha lista de amigos na internet e no meu sindicato e trabalho. um abraço

Pina

Cláudia Mesquita disse...

21 de outubro de 2010 19:54

Valeu Poerner!
Dilma 13!
Beijos.
Cláudia

Carlos Cleto disse...

22 de outubro de 2010 10:03


Caro Poerner :


Obrigado por sua lucidez de sempre ! (Aliás, precisamos dia desses marcar um chopp, sua sabedoria é sempre muito bem vinda)


O nível de canalhice da cleptocracia desesperada está atingindo patamares cada vez mais ridículos com a proximidade da derrota.



Para essa quadrilha (acho até impreciso denominá-la de "direita retrógrada", pois isso ainda implica em reconhecer a eles algum conteúdo ideológico, mesmo que detestável), o inconformismo com a falha do que sempre foi sua maior arma, a Grande Imprensa Golpista, deve estar sendo um duro amanhecer.


Devem estar dizendo, "- Como !? Temos toda imprensa a nosso favor e não conseguimos mais enganar o povo ? Não pode ser !".


Serra transformou-se em uma caricatura grotesca do Ubu Rei de Alfred Jarry. Vil, vulgar, desonesto, estúpido, covarde e maldoso. Parece não lhe restar qualquer qualidade moral que o redima. Disposto a encenar qualquer pantomima. Desprovido de qualquer senso de ridículo.


Triste palhaço, porque ao menos o Tiririca tem graça...


Abraços,


Cleto.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Denise del Cueto disse...

22 de outubro de 2010 19:18

Ô Arthur querido !!!

Na minha opinião, Dilma e Serra são iguais em tudo: nas sujeiras, na corrupção, nas mentiras que contam descaradamente, no enriquecimento ilícito através de desvios de verbas públicas, enfim, são farinha do mesmo saco. A única diferença entre os dois é que ele é sem sal e ela, extremamente arrogante. Aliás, não sei porque algumas mulheres acham que sendo grosseiras serão respeitadas. Arrogância, para mim, é sintoma de burrice e não voto nela de jeito nenhum.

Sendo assim, não poderei atender à sua convocação mas quando vc for candidato voto em vc sem titubear.

Recebo inúmeros emails com o mesmo tema aos quais nem me dou ao trabalho de responder mas ao seu não poderia deixar de responder.

Muitos beijos
Denise

Ester Kosovski disse...

22 de outubro de 2010 13:24

Prezado Arthur Poerner :

sempre tenho prazer em ter noticias suas e ler o que o seu talento produz . voce foi meu destacado aluno na ECO meu confrade no Pen Club e tem o meu respeito e amizade.
No entanto, me surpreendeu a virulencia deste seu email:em época de eleições os animos se acirram ,já se sabe, mas voce pegou pesado ,acusando de direita retrógrada todos os que apoiam Serra,o que não é verdade.
Serra e Dilma tiveram o mesmo berço ,lutaram pelos mesmos fins e sofreram ambos nas mãos da ditadura ,se são concorrentes agora, ótimo pois tem a mesma formação e ambos desejam o melhor para o Brasil ;não são e nunca foram inimigos nem adversários ferozes e assim como nem todos os que apoiam Serra são de direita, nem todos os que votam em Dilma, digna de todo o respeito são de esquerda ;nada de extremos .
Nem estou dizendo que voto em Serra ,como a posição da Marina ; sempre lutei pela ascendencia feminina a todas as posições e isto está se realizando . Só lhe digo que esta contundencia acusatória pode crer que presta um desserviço à causa que quer defender melhor é equilibrio ,respeito e ponderação, observação de amiga. Abs. afetuosos de EK

Adua Nesi disse...

Dia 31 é 13!
Bjo Poerner.

Luís Guilherme Vieira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Luís Guilherme Vieira disse...

24 de outubro de 2010

Parabéns pelo artigo, Poerner!
Dilma já!
Abraço,
Luís Guilherme Vieira

Mario Paris disse...

25 de outubro de 2010 11:53

Bravo camarada ARHUR compareça sempre, gosto de ler seus trabalhos

Vladimir Carvalho disse...

25 de outubro de 2010 08:58

Mestre Poerner,
é isso aí. Vamos todos juntos nesta cruzada para continuar a fazer do Brasil um país digno de sua cidadania.
Dia 31 é Dilma para presidente!
Fraternalmente,
Vladimir Carvalho

Sergio Machado disse...

25 de outubro de 2010 16:44

Como detesto a direita, fico com Fernando Collor, José e Roseana Sarney, Renan Calheiros, Michel Temer, Sergio Cabral, Paulo Maluf e outros expoentes líderes socialistas: DILMA JÁ!

Rachel Valença disse...

25 de outubro de 2010 18:44

Obrigada, Poerner. Rumo à vitória! Beijos. Rachel

Ovidio Melo disse...

25 de outubro de 2010 19:00

CARO ARTUR. GOSTEI MUITODE RECEBER SEU EMAIL, DESCENDO A LENHA NA SUJÍSSIMA DIREITA BRASILEIRA E CONCLAMANDO OS BRASILEIROS DECENTES A VOTAREM NA DILMA. ESTA ESPERA DE UMA SEMANA É TÉTRICA, MAS CREIO QUE A DILMA APOIADA PELO LULA GANHARÃO
DISPARADOS . VOC~E SABE QUE O SERRA QUER TIRAR AGUA DO PARAIBA DO SUL PARA ABASTECER A CAPITAL DE SÃO pAULO E CAMPINAS - COM AGUA E LUZ ?
aCONTECE POREM QUE DESDE 1950, exatamente em Barra do Piraí, minha terra, dois terços das aguas do Paraiba são captadas , para serem levadas ao Guandu, para evitar que o Rio seja aquela "cidade maravilhosa, cidade que me seduz, de dia falta agua, de noite falta luz", que eu conheci. Dois terços das aguas, nada menos. Se o Serra agora captar aguas em São Paulo o Rio de janeiro ficará como em 1950. E 58 localidades em Minas Gerais bem como 43 no Estadp dp Rio - todas no vale doParaiba ficarão num novo deserto criado no Brasil. Como o tolo do Aécio pode apoiar o Serra, se é que já tomou conhecimento disto? CLIQUE NO SEU COMPUTADOR "TRANSPOSIÇÃO DO RIO PARAIBA" E VEJA TUDO QUE EU TEMO. iNCRIVEL QUE ISTO NÃO APAREÇA NESTA ELEIÇÃO, NÃO ACHA ?
Abraço forte do velho amigo
Ovidio

Luiz Carlos De Souza disse...

25 de outubro de 2010 18:02

É issoaí Poerner. As elites não se conformam em dividir um pouco o "bolo", querem mersdmo é copncentrar a renda e ganhar cada vez mais. E nunca perdoarão a eleição de um operário.
Abração.
Luiz Carlos.

Regina Suely Costa disse...

25 de outubro de 2010 19:54

Muito bom! Vou repassar.

Blog do Cuca - UNE disse...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

A exemplo de Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Alceu Valença, Mano Brown, Oscar Niemeyer, Ziraldo e muitos outros importantes expoentes da cultura nacional, o escritor Artur Poerner entrou em cena na disputa pelo rumo do progresso no Brasil contra a ameaça do retrocesso de direita. Nas palavras do escritor, no Brasil de Lula, a esperança venceu o medo e com Dilma, a verdade vencerá a mentira. Leia

Edson Monteiro disse...

26 de outubro de 2010 04:49

Obrigado, prezado Poerner pela gentileza do envio. Nós, os que já vivemos tantos anos, sabemos distinguir verdades e mentiras. É um privilégio, sem dúvida.

Saudações,

Edson Monteiro, 26 10 10.

Nelson Lott disse...

26 de outubro de 2010 04:52

Caro Poerner
Prazer encontrá-lo no meu émeio após quarenta anos. Lembro-me muito claramente de você quando dividíamos a cela no DOPS-GB (ainda havia GB). Abatido como estava após quarenta e tantos dias de torturas na PE da Barão de Mesquita, mais a visão de companheiros mortos ou seviciados, a ditadura parecia-me vencedora e invencível, mas o seu bom humor e visão de futuro contribuíram em muito para me restituir a confiança. A sua palestra sobre a Revolução Argelina - ato de resistência por si só destemeroso, no próprio antro das feras do DOI/CODI - com seus altos e baixos, suas derrotas aparentemente acachapantes e sua posterior vitória, mostrou-me que a luta por um mundo melhor pode sofrer sérios reveses até encontrar seu verdadeiro caminho para derrotar a opressão.

Continuamos na luta por uma sociedade mais justa e acredito que a Dilma seja a próxima etapa desse caminho.

Um grande abraço,

Nelson Lott

Jorge Gomes disse...

26 de outubro de 2010 22:25

Muito obrigado Poerner, estamos juntos nessa virada histórica do paradígma político no Brasil.
Jorge Gomes.

Sérgio Muylaert disse...

27 de outubro de 2010 22:39

Arthur, querido amigo escritor e incomparável Jornalista "J" Maiúscula, Comenda Chico Mendes de Direitos Humanos,
não tive paciência por esperar o final de seu formoso texto.
Já me sentia confortado no primeiro empolgante parágrafo por ver os remédios lançados no receituário das sombras contra os mesmos sintomas do atraso secular de um povo sem que as causas sejam atacadas.
A mídia e o velho (novo) reducionismo em blocos de concreto como fazem os notiiciários levam a idéia funesta de quem seja o exterminador do futuro sem dizer quais ssão seus nomes, descritos magistralmente em nas profundas do inferno.
Carinho e alegria por ler o seu retorno em sempre grande estilo.
D´accord.
Abs,
Sérgio Muylaert

Anônimo disse...

"Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar
esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da
imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada.
Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim,
com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem
governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e
por-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado: não mais
representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo.
Quem duvida disso não conhece a natureza humana"
Miklair Bakunin (1814-1876)

Silvana Delácio disse...

2 de novembro de 2010 15:41

Estimado e Caro Poerner:

Parabéns pelo texto de luta e vitória, e venho encaminhar o texto que Leon Escreveu para sua apreciação.

Fui muito rápido no Rio, fiquei presa nos dias 28, 29 e 30/10 no hotel Guanabara a convite do Canal Futura discutir uma pauta de produção colaborativa entre várias regiões e fechar umas parcerias, foi muito interessante. Jantei com Rosana na quinta e só retornei à Copacabana no sábado, Rosana e Bartô tentaram deixar recado, ligar, enfim. Retonei no domingo às 16h00.

Mas fiquei muito feliz e Tiago também, de tê-lo presente em seu casamento, estaremos aguardando com muito carinho.
bj
Silvana

Silvana Delácio disse...

2 de novembro de 2010 15:41

Estimado e Caro Poerner:

Parabéns pelo texto de luta e vitória, e venho encaminhar o texto que Leon Escreveu para sua apreciação.

Fui muito rápido no Rio, fiquei presa nos dias 28, 29 e 30/10 no hotel Guanabara a convite do Canal Futura discutir uma pauta de produção colaborativa entre várias regiões e fechar umas parcerias, foi muito interessante. Jantei com Rosana na quinta e só retornei à Copacabana no sábado, Rosana e Bartô tentaram deixar recado, ligar, enfim. Retonei no domingo às 16h00.

Mas fiquei muito feliz e Tiago também, de tê-lo presente em seu casamento, estaremos aguardando com muito carinho.
bj
Silvana