segunda-feira, 20 de junho de 2011

ABDIAS NASCIMENTO NA SERRA DA BARRIGA

                                                           
A família de Abdias Nascimento e o Ipeafro, instituição que ele criou, marcaram o dia 13 de novembro para realizar o desejo dele, expresso em vida, de suas cinzas serem levadas à Serra da Barriga, local histórico da construção da vida em liberdade dos africanos e seus descendentes no Brasil e nas Américas.

Durante o velório, recebemos a proposta do movimento negro e da sociedade civil a proposta de se erguer um marco no local e de se plantar um pé de baobá. Na missa de sétimo dia rezada pela Ordem Terceira Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em Salvador, surgiu a idéia de se plantar também um pé de iròkò. Nosso desejo é acolher essas sugestões.

Pessoas representativas de todos os setores do movimento social negro e de outras instâncias da sociedade civil manifestaram o desejo de participar desse momento de depósito dos restos mortais de Abdias na Serra da Barriga. Para nós será um comforto estar com nossos amigos, amigas, companheiras e companheiros.

Elisa Larkin Nascimento, Ph.D

Um comentário:

Alfredo Herkenhoff disse...

Caro Poerner

é sempre um prazer caminhar com você nessa viagem que mistura saudade, amizade e esperança!
Sua fala no Seminário sobre o Correio da Manhã no Arquivo Nacional, ao lado de velhos colegas, foi um momento inesquecível... Emoção! Argúcia! Bom humor!
Parabéns!
Alfredo Herkenhoff
Rio de Janeiro - RJ.