quarta-feira, 28 de março de 2012

O assassinato do estudante Edson Luís

                
Pois é, foi há, exatamente, 44 anos. 




29 de março de1968, cortejo fúnebre do estudante Edson Luís, assassinado pela polícia do RJ. Poerner (de preto) carregando o caixão

6 comentários:

Míriam Leitão disse...

Miriam Leitão
28 de março de 2012 17:50
Para: Arthur Poerner
Que linda a foto, que triste esse momento!

Paulo Roberto Almeida Reis disse...

Paulo Roberto Almeida Reis
3 de abril de 2012 11:07
Para: Arthur Poerner
Cruel e infelizmente atual!!!São muitas as exclamações.

Essa é a realidade que tenta sufocar os QUIXOTES - atualização feliz com que a (INFELIZ!!) cronista social denominou os meninos que compunham o movimento de repúdio ocorrido na porta do Clube Militar.
TENTA sufocar! .... Peço a sua atenção: É impossível sufocar o homem em sua humanidade!

As estruturas atuais de dominação (econômica, política e de informação) ruindo de podre - há que reconhecer - e com elas as tentativas de explicar os porques, confirmam isso.

Não sabemos o que propor? Sim, mas o que aí está é impossível de suportar!
Trazentos caras (os mais ricos) com renda equivalente a cento e vinte milhões (os mais pobres) nos EUA. A batida de frente com o MERCADO (eufemismo com que denominam a mais sórdida formação sangessuga da história humana) na Europa - berço da civilização ocidental. A miséria abjeta de milhões na África. As ditaduras (notadamente a Chinesa e a Russa - mascarada) nos levam celeremente ao impasse a que me refiro.

Reitero: Não sabemos o que propor. Mas o que aí está é impossível de suportar inclusive e principalmente do ponto de vista moral (me refiro ao último baile que embala as nossas oligarquias).

Outra vez: Qualquer movimento, estrutura, partido, filosofia, negício, ..., que não tenha o homem em sua humanidade (carne, mente, alma e consciência - sem ordem de precedência.) como princípio e fim, está fadado ao fracasso - principalmente quando afronta a humanidade anteriormente mencionada.

Sejamos sem qualquer pudor os NOVOS QUIXOTES! Tecelões de sonhos, oxigenaremos a formação de novos tecidos sociais!

Chega de explicações para o fracasso (de modelos, ..., partidos, ..., regimes políticos, políticas educacional e de saúde - dentre outros). Chega de ouvir que democracia só é viável quando nós (êles) estamos no poder.

Os Reis estão nús! ONTOLOGIA NELES!!

Grato pelo compartilhamento de suas noites (momento de falar com Deus) faço uso desse momento do seu dia (momento de falar com a Igreja - os Homens).

abraco,

Paulo Reis

Anônimo disse...

Nossa luta pela Comissão da Verdade, pela abertura dos arquivos, pelo cumprimento da decisão da OEA continua.
Somos um país cuja história ainda não está revelada e, ao contrário, nosso passado é cheio de lacunas, segredos que nos envergonham. Enquanto essas feridas permanecerem ocultas, não haverá possibilidade de curá-las.
Lutamos pela abertura dos arquivos da ditadura, pela responsabilização dos torturadores, dos Terroristas de Estado que cometeram crimes contra a humanidade, imprescritíveis. O Brasil tem que tornar públicos os arquivos secretos da ditadura e responsabilizar os criminosos contra a humanidade. É direito do povo brasileiro conhecer seu passado, para que não se repitam aquelas barbaridades. Somente com o conhecimento de sua própria história o povo brasileiro poderá trilhar o caminho em busca da plenitude da cidadania.
Não podemos esmorecer! Temos que exercer nosso direito de exigir transparência, exigir que a verdade seja revelada, que a memória seja respeitada, exigir Justiça.
Estamos vivos!
Nossa luta acontece a cada instante no dia-a-dia.
Eliete Ferrer

Cacá Diegues disse...

DE:Cacá Diegues
Para: Arthur Poerner


Oi Poerner,
Fico muito orgulhoso de um elogio vindo de você.
Obrigado pelo email e um grande abraço,
c

José Louzeiro disse...

De: José Louzeiro
Para: Arthur Poerner

Caro Amigo Poerner,

Outro dia, mexendo nos livros e antigos guardados, eis que encontro "Um Entusiasta da Juventude" que não é outro senão você. Fiquei muito alegre de reencontrá-lo sempre disposto a defender mais os outros do que a si mesmo. Que a vida lhe seja longa e sempre com muita disposição.

Eu, Lago sou disse...

Caro amigo Poerner,

excelente blog. A foto é uma lembrança aguda de um tempo que não podemos esquecer. Toda força à Comissão da Verdade, que vai ao menos levantar o véu que encobre os episódios mais dramáticos daquele período - o da tortura e o da morte de centenas de brasileiros após serem aprisionados pelo aparelho do Estado. Forte abraço e a minha admiração, sempre, Graça Lago