sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Por ganhos bem maiores que as perdas em 2013 !


Por ganhos bem maiores que as perdas em 2013 !
Mesmo sem Zuleika, Oscar e Irun 


     Antes de se completar o primeiro mês sem o talento, a criatividade e a paixão pela vida, pelo trabalho e pela justiça social do Oscar Niemeyer, mais dois companheiros de campanhas democráticas se foram, quase na virada do ano: Zuleiza Alambert, aos 90 anos, e Irun Sant’Anna, aos 96, ambos, como o Niemeyer, militantes comunistas, gente de muito caráter, firmeza e humanismo.
     A longevidade me parece ser – obviamente, em períodos sem guerras ou ditaduras -uma das características, assim como das recompensas, dos que não combatem por interesses menores, pessoais e oportunistas. As grandes causas democráticas são sempre corridas de fundo, que exigem, além de formação e coerência culturais e ideológicas, paciência e persistência. Em compensação, os que resolvem encará-las nunca ficarão sem ter o que fazer, jamais serão inativos nem fenecerão, como ocorre com tantos depois que se aposentam.
     Zuleika e Irun viveram assim, na mesma linha do Oscar. Com ela tive poucas vezes, nos meus tempos de Partido Comunista Brasileiro (PCB), na resistência à ditadura. Do médico Irun tive a honra e o privilégio de ser amigo, pois era, como eu, ligado à história da União Nacional dos Estudantes (UNE), o remanescente dos que a fundaram há mais de 75 anos. Aliás, o derradeiro ato político de que participou foi, em 12 de agosto passado, o lançamento da pedra fundamental da nova sede da entidade, no histórico endereço da Praia do Flamengo, 132. Não pude comparecer, mas estivéramos juntos na passeata que culminou, em 1º de fevereiro de 2007, na retomada do terreno.
     Só mesmo falências múltiplas dos órgãos para deter essas caminhadas, que aqui no Brasil, apesar de todos os avanços e conquistas das três últimas décadas, ainda terão que se multiplicar e generalizar em muitos outros pés e cabeças para que alcancemos uma democracia digna deste nome. Só quando preconceitos como, por exemplo, os de cor e de gênero, deixarem de se manifestar nas diferenças salariais, quando as reações, inclusive da grande mídia, à presença de negros à frente de ministérios ou poderes da República não forem mais de maldisfarçado espanto, e as passeatas gays tiverem perdido todo o sentido, tal como as queimas de sutiãs das pioneiras feministas, estaremos nos aproximando da linha de chegada. Ainda há muito chão pela frente...
      Que 2013 seja um ano de fortalecimento e consolidação da democracia no Brasil e no mundo, de progresso e evolução coletivos e individuais para todos. Com a concretização dos melhores sonhos de Zuleika Alambert, Irun Sant’Anna e Oscar Niemeyer, mas com o mínimo de perdas como as que eles passaram a representar com as suas partidas. São os meus votos.
                                                              Arthur Poerner



Irun prestigiou a noite de autógrafos da 3º edição Brasileira do meu romance Nas profundas do Inferno no Lamas, em 17.12.2007. Foto Flávio Pacheco

                                                         

8 comentários:

Angélica Muller disse...

Angelica Muller
12 jan (1 dia atrás)

para mim
Caro amigo Poerner,
Belas palavras! Fiquei muito triste ao saber da morte do Irun, mas me lembrei do mesmo momento que você. Ele estava muito feliz ao receber a homenagem ao lado de todos ex presidentes da UNE. Chegou a subir ao palco e falar algumas palavras. A secretaria dele disse que ele estava muito feliz e queria na festa nem que fosse a última coisa que fizesse na vida! Precisamos de mais pessoas com este carater e com estes ideais!
Um bom ano para você companheiro!
Abs,


Angélica Müller

Alvaro Caldas disse...

Álvaro Caldas
12 jan (1 dia atrás)

para mim
Muito bom, Poerner velho de guerra. Continuamos na
resistência. Grande abraço,
Álvaro

Alvaro Caldas disse...

Álvaro Caldas
12 jan (3 dias atrás)

para mim
Muito bom, Poerner velho de guerra. Continuamos na
resistência. Grande abraço,
Álvaro

Carla Sant'Anna disse...

Carla Sant'anna
14:37 (5 horas atrás)

para mim
q lindo adorei

No dia 11 de Janeiro de 2013

Miramar disse...



Miramar
12 jan (3 dias atrás)

para mim
MARAVILHOSO ARTIGO, COM A MARCA INCONFUNDÍVEL DO GRANDE ESCRITOR ARTHUR POERNER.

Pina disse...



Pina
11 jan (4 dias atrás)

para mim
Caro companheiro Poerner, muito chão mesmo a percorrer. Que cada ano que passe avancem as conquistas sociais. Um forte abraço.

Carla Sant'Anna disse...


Carla Sant'anna
(viúva)
14:37 (6 horas atrás)

para mim
q lindo adorei

Antonio Carlos Poerner disse...


Antonio Carlos Poerner 18 de janeiro de 2013 15:03
Para: Arthur Poerner
Oxalá alcancemos a idade desses queridos amigos, para podermos completar alguns dos trabalhos que ora encontram-se em andamento.

Tomei conhecimento pela imprensa do falecimento de ambos.

Abs.

acp