domingo, 23 de novembro de 2014

RESSURREIÇÃO NA ABL


3 de novembro de 2014 • Rio de Janeiro 

      Se julho foi um mês de luto na Academia Brasileira de Letras, com as partidas do poeta e crítico literário carioca Ivan Junqueira, do romancista e jornalista baiano João Ubaldo Ribeiro e do dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, outubro seria o da ressurreição da Casa em sua plenitude, com as eleições para as três cadeiras vagas, respectivamente, do poeta e jornalista maranhense Ferreira Gullar, do historiador pernambucano Evaldo Cabral de Mello e, na última quinta-feira, do escritor e jornalista mineiro Zuenir Ventura.
      Este, com o seu espírito conciliatório, teve importante papel num momento especialmente traumático da minha vida, quando fui preso, em abril de 1970, no Correio da Manhã. Como chefe de redação e com a sua vocação para o diálogo, Zuenir tentou adiar o momento em que me levariam, apelando, inclusive, para a caridosa mentira de que eu seria essencial ao fechamento da edição. Não colou, obviamente, mas aqueles minutos do papo que manteve com os meus captores foram suficientes para que eu promovesse uma 'limpeza' nos bolsos do paletó, com a retirada do caderninho de telefones e endereços e de outros papéis que, apreendidos, certamente acarretariam sustos e aborrecimentos a terceiros. Parabéns, Zuenir !
Arthur Poerner

Nenhum comentário: