domingo, 28 de dezembro de 2014

CNV: Relatório final


     Tem gente que ainda não entendeu ou, mais provavelmente, não quer entender, pra poder confundir e fazer oposição: a CNV (Comissão Nacional da Verdade) foi criada com a função exclusiva de realizar um levantamento dos crimes do Estado durante a ditadura, isto é, aqueles pelos quais estão sendo pagas reparações, conforme prescrevem a Constituição e a legislação em vigor. Mais precisamente, para que fique ainda mais claro: aqueles crimes cujos autores jamais foram punidos, porque anistiados ainda durante a vigência da ditadura.
     Missão de que a CNV se desincumbiu em dois anos e sete meses de árduo trabalho, para confirmar, afinal, o que as Forças Armadas vêm negando há quase meio século: que torturaram e mataram presos políticos, conforme o Relatório Final publicado.
      Do documento constam as relações dos 243 desaparecidos e dos 191 mortos pela ditadura, assim como de 30 modalidades de tortura utilizadas contra os prisioneiros. Documento histórico de importância fundamental, que passa a ser fonte de consulta obrigatória nos estudos sobre a ditadura e sobre as violações dos direitos humanos em nosso país.

                                          Arthur Poerner

Um comentário:

Adalberto Franklin disse...

Sou Adalberto Franklin,jornalista e historiador. Estou concluindo um livro biográfico de Manoel Conceição, nesta postagem homenageado com um poema por Affonso Romano de Sant'anna. É um poema que nem o Manoel (ele ainda vive, em Imperatriz,MA, e fez 80 anos) tinha conhecimento. Gostaria de publicá-lo no livro biográfico do Manoel, que será publicado ainda neste semestre. Gostaria de seu apoio para entrar em contato com o poeta, por e-mail.
--Adalberto Franklin
adalberto.franklin@gmail.com