terça-feira, 11 de agosto de 2015

Noite de reverência ao Mestre Candeia

 

  

    Foi emocionante vivenciar, na Lapa, o Circo Voador repleto para homenagear o meu imortal amigo e parceiro Candeia, que estaria chegando aos 80 anos, e ver a multidão cantando, com Cristina Buarque,Teresa Cristina, Monarco, Martinho da Vila e Paulinho da Viola, alguns dos seus maiores sucessos. A Cristina Buarque foi, aliás, quem gravou as duas músicas da minha parceria com o inesquecível mestre, pensador e partideiro: "Saudade" e "Morro do Sossego". 
      O show culminou com uma das suas obras-primas, O "Dia de Graça", em que ele conclamou: "...Negro, acorda, é hora de acordar/ Não negue a raça/ Torne toda manhã/ Um dia de graça/...Deixa de ser rei só da folia/ E faça da sua Maria/ Uma rainha todos os dias/ Cante o samba na universidade/ E verás que teu filho/ será príncipe de verdade./Aí, então,/ jamais tu voltarás/ ao barracão."
      Como eu me senti feliz e irmanado no meio de tanta gente boa ! E, antes que a Teresa Cristina emendasse com uma roda de jongo, ainda tive o prazer de confraternizar com o Jairo, filho do Candeia, e conhecer o Leandro, o neto que nasceu no ano seguinte ao da sua morte, aos 43 anos, em 1978. Foi só por um ano que o Leandro não pôde conhecer o renomado avô, e eu não pude reencontrá-lo ao retornar do exílio com a Lei da Anistia, em 1979.
                                           Arthur Poerner



 
 

8 comentários:

Guina Ramos disse...

Uma homenagem que também lhe pertence!

Leandro Candeia disse...

Lindo, Lindo! Como diria o Poeta , estou contagiado por esse Axé dos parceiros e amigos qua preenche a falta e a curiosidade que sinto sobre o meu avô. Assim que estiver com as cartas da Alemanha eu faço contato pra matar mas um pouco desta saudade. Abraços

Josilda Moura disse...

Que lindo!

Pablo Freitas disse...

Parceiro do Candeia? Muito bom, Arthur. Adoro Morro do sossego, desde que a ouvi na voz da Cristina Buarque. A música tem versos do folclore? Sempre quis saber o que é catiri... Salve o Samba!

Ana Regina Segura Lima disse...

PARABENS POERNER GOSTO DESSAS MÚSICAS

Zora Motta disse...

Viva Poerner!

Eliana Madeira disse...

Não sabia que você já está de saracoteios pela Lapa. Nós estávamos lá, mas não o vimos. De fato, uma noite memorável! Beijoca

Joyce da Frota S. Poerner disse...

Essa noite foi excepcional e estar ao seu lado neste momento, inesquecível! Meu pai, minha inspiração!