quinta-feira, 20 de agosto de 2009

17 ago.2009, Resistência à ditadura em painel na UNIRIO

Movimento Estudantil, Artes e Imprensa na comemoração dos 30 anos da UNIRIO

O diretor teatral Amir Haddad, o jornalista Arthur Poerner e o ex-líder estudantil Vladimir Palmeira estarão no dia 18 de agosto, às 19h, no Auditório Vera Janacopulos, na Urca, para debater o tema “O movimento estudantil, as artes e a imprensa como instrumentos de resistência” como parte das comemorações dos 30 anos da UNIRIO. O encontro será conduzido pela Profa. Malvina Tuttman, Reitora da UNIRIO.

O fio condutor do debate são as memórias de Amir Haddad, Arthur Poerner e Vladimir Palmeira. “Será uma aula de três grandes brasileiros que falarão aos nossos alunos e convidados, muitos deles sequer nascidos neste período histórico tão adverso”, adianta o Prof. Luciano Maia, Pró-Reitor de Extensão e Cultura e idealizador do projeto UNIRIO 30 Anos: Universidade como Prática de Resistência e Liberdade, com a Profa. Christina Streva, Coordenadora do Projeto Cultural. A celebração acontece após dois painéis de ideias – Apesar de você: ícones da resistência, em maio, e Antígona: um julgamento histórico, em junho. Ainda estão previstos outros três painéis, para os meses de setembro, outubro e novembro.

Após a realização de dois painéis de ideias – “Apesar de você: ícones da resistência”, em maio, e "Antígona: um julgamento histórico", em junho –, o terceiro painel integra as celebrações do aniversário da UNIRIO, fundada em 5 de junho de 1969. O ano de 2009 também marca os 45 anos do Golpe Militar de 1964, os 30 anos da assinatura da Lei de Anistia e os 40 anos da promulgação do Decreto-Lei nº 477. Instaurado poucos meses após o Ato Institucional nº 5 (AI-5), em fevereiro de 1969, o decreto 477 perseguiu e expulsou das universidades professores, funcionários e alunos que divergiram da ditadura militar, impedindo-os de lecionar ou de frequentar a faculdade por cinco anos.

SERVIÇO:

UNIRIO 30 ANOS: “O MOVIMENTO ESTUDANTIL, AS ARTES E A IMPRENSA COMO INSTRUMENTOS DE RESISTÊNCIA”

Dia 18 de agosto de 2009, às 19 horas

Painel de Ideias com:

AMIR HADDAD, ARTHUR POERNER e VLADIMIR PALMEIRA

Condutora: Profa. MALVINA TUTTMAN, Reitora da UNIRIO

Local: Auditório Vera Janacopulos – Av. Pasteur, 296 – Urca

Capacidade: 180 pessoas

Entrada Franca

Nenhum comentário: