segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Poerner no traço de Celestino



Desenhos esboçados na Fiorentina, em Julho de 2012


Dos amigos sobreviventes, o artista plástico Celestino Ignácio de Souza é dos mais antigos: dos anos 60, quando eu estava engajado, de corpo e alma, na resistência à ditadura pelas páginas do Correio da Manhã. Faz muito bem lutar pela liberdade, que é, segundo o historiador grego Tucídides, “o segredo da felicidade”.  Não tenho dúvida de que foi aquela resistência tão justa, agregadora e, afinal, vitoriosa que sedimentou a nossa e tantas outras amizades, a ponto de torná-la incólume aos longos períodos sem qualquer contato, como os dos respectivos exílios, em épocas diversas: o dele na França e o meu na Alemanha.
                 Agora morando em Tiradentes, em Minas, ele vem, de vez em quando, ao Rio, e sempre nos encontramos para um bom papo. Os desenhos abaixo resultaram do mais recente desses encontros, sempre no Leme, na Fiorentina.






3 comentários:

Miramar Mangabeira disse...

Arthur Poerner,, TE AMO!!! vc é singular!!!
Bjs,,Mira

Miramar Mangabeira disse...

Adorei as caricaturas do artista plástico Celestino.Homenagem mais do que justa,ao grande escritor, Arthur Poerner. A Fiorentina,, que nós chamamos carinhosamente de Fiora,,foi local perfeito, para captar a alma desse escritor-poeta,jornalista e um livro vivo sobre os "anos de chumbo".
Toda consciencia política e cultura,, não afastou o Arthur do contato com o povo, com a boemia,onde êle saboreia o prazer de viver um Brasil sem a maldita ditadura.Como êle,, estamos atentos,, para que NUNCA MAIS!!! se repita essa mancha negra em nosso País.Arthur Poerner, é único, não pode existir réplica dele,,ninguem seria capaz, de ter tantos atributos reunidos,aliando isso a doçura de ser humano que êle é.

Antonio Carlos Poerner disse...

Antonio Carlos Poerner
18 jan (3 dias atrás)

para mim
Arthur,
Achei as caricaturas uma boa aproximação. Mas, muito distantes da realidade. Se você comparar com a que você tem, num quadro, na tua sala, fumando. Esta sim, tem a ver com você. As outros são estilo Bordallo.Você bem mais novo e com rosto gordo. É menos caricatura e mais um quadro em que o autor recebeu indicações ou uma foto sua, e, a partir daí, fez as tais caricaturas. Servir, serve, mas não expresssa, como as bonitas que você tem em casa. No seu apto.
Abs.
acp