quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Posses na Academia Brasileira da Cachaça: Sérgio Cabral e Luís Pimentel

    
Posses na Academia Brasileira da Cachaça: Sérgio Cabral e Luís Pimentel

     Serão hoje, com coquetel oferecido pelo Abílio Fernandes (dono da rede de restaurantes “Manuel e Joaquim”), as posses dos jornalistas Sérgio Cabral (o pai) e Luís Pimentel na Academia Brasileira da Cachaça. Ambos são também escritores, e dos bons, mas a Academia – atenção! – Não é a de Letras, e, sim, a da Cachaça.
     As duas têm 40 membros cada, todos de alguma forma ilustres, ainda que na nossa,  o brilho mais ostensivo às vezes possa, à primeira vista, provir das garrafas de artesanais mineiras. Chá versus cachaça regando as reuniões não é, lógico, a única nem a maior das diferenças entre essas academias. A mais patética é que, na nossa, da qual sou um dos 30 que a fundaram em 1993, as vagas são abertas não somente pelas mortes, mas também por eventuais cirroses hepáticas. Não sei se por falta de cirróticos, fato é que a drástica e inapelável medida ficou na ideia, jamais foi aplicada; tampouco, a sumária exclusão – conforme propugnava o Fausto Wolff, líder da corrente fundamentalista do nosso nacionalismo cachaceiro - dos que, por razões diversas, se tornem abstêmios.
      Em suma, o fundamental não é beber muito, mas fazê-lo bem. No mais, é o que o Ziraldo, outro dos fundadores, disse, quando questionada a sua posição de membro, já que ele mesmo havia declarado que tinha deixado de tomar cachaça: - “Na Academia Brasileira de Letras, também tem gente que não escreve livro há muito tempo...”
      Em anexo, a relação atual dos membros, ainda incluindo o nome do querido amigo e irmão, ator e diretor cinematográfico Zózimo Bulbul, cuja partida, em fins de janeiro passado, abril uma nova vaga. 
                                                              Arthur Poerner    


                                                                                

4 comentários:

Luis Pimentel disse...

Amigo Poerner,
vi o blog e vi a nota. Ótimos, obrigado.
Abração.
Pimentel

Kadu Machado disse...

Kadu Machado
10:55 (9 horas atrás)

para mim
Grande Poerner, recebido.
VALEU!
Duas personalidades maravilhosas, o Cabral, pai, e o Pimentel.
Um fortíssimo abraço, meu camarada. Estamos sempre às ordens.
Kadu

Paulo Rberto disse...

Fw: CORREÇÃO -Fw: 7 - Cultura & Adjacências -1a. quinz. abril 2013
Entrada
x


Paulo Roberto
1 abr (1 dia atrás)

para mim
Querido Poener,
Ai vai a coluna que usei o seu “convite/release” Obrigado por ter enriquecido minha matéria...
beijo do Paulo

Unknown disse...

O nosso www.conversadebotequim.com.br está a disposição para divulgação desse bem tão precioso e saboroso, tipicamente brasileiro a cachaça nossa de cada dia.
Faça-nos uma visita, deixe seu ditado preferido ou se quiser mande a receita do seu drinque predileto.
Tenha certeza essa conversa nos interessa.